Quando iniciamos uma dieta, eliminar os primeiros quilos é relativamente fácil, mas depois muitas vezes a balança estaciona. Este fenômeno é conhecido como efeito platô e ocorre porque o nosso corpo se acostuma com a nova condição que foi imposta e passa a gastar menos calorias, desacelerando o metabolismo.
Segue abaixo algumas dicas para sair do efeito platô:
- Mudança de estímulo periodicamente:Procure auxílio profissional para fazer alterações em sua dieta, suplementação e treinos.
- Dieta regrada:O ideal é que o nível calórico de sua dieta seja ajustado, os carboidratos simples sejam excluídos, gorduras ruins sejam eliminadas, assim como os produtos industrializados.
- Hidratação:Aumente a quantidade de líquidos ao longo do dia e observe seu metabolismo ser “reativado”.
- Quantidade de comida:Sempre se alimente e termine de comer com a sensação de que ainda caberia um pouco mais de alimento no estômago.
- Inicie e/ou intensifique o treino de musculação:Músculos mais desenvolvidos são as maiores fontes de queima calórica e aceleramento do metabolismo.
- Cautela com excesso de aeróbicos intensos: Excesso de exercícios predominantemente aeróbicos pode levar ao catabolismo, que é a perda de massa magra, o que desacelera o metabolismo e retarda a queima de gordura.
- Elimine beliscos: Carregue a sua comida com você, previamente planejada e preparada em casa, de preferência.
- Dieta rica em proteínas magras:Além de melhorar o ganho de massa magra, reduz/preveni flacidez, gera saciedade facilmente e ajuda na queima de gordura.
- Ciclo de carboidratos:Alternar dias entre alta ingestão de carboidratos e baixa ingestão é uma ótima estratégia de queima de gordura e manutenção da massa magra. Procure auxílio profissional.
- Alimentos termogênicos:Inclua diariamente em seu cardápio: gengibre, pimenta, chá verde, chá de hibisco, café, canela, aveia, iogurte, peito de frango, ovos, atum.
Quer saber mais? Entre em contato com a Dra. Valéria