DIETAS DA MODA: SAIBA PORQUE FUGIR DELAS!

DIETAS DA MODA: SAIBA PORQUE FUGIR DELAS!

Quem nunca se pegou procurando dietas “milagrosas” em sites, revistas ou redes sociais? Cada vez mais a mídia vende e coloca um padrão de peso que não corresponde com a realidade. Na maioria das vezes as pessoas buscam várias maneiras e meios para emagrecer e alcançar o padrão de beleza imposto. É aí que entram as chamadas dietas da moda, métodos que prometem milagres, como perder dez quilos em duas semana. O assunto, muito comentado na mídia, alerta para a interferência na saúde dos indivíduos que buscam um milagre, mas podem acabar encontrando um problema, pois o que as dietas da moda vendem é uma propaganda enganosa.

Quais os malefícios das dietas da moda na saúde?

É preciso ter muita cautela quando o assunto é dietas que prometem resultados milagrosos e em curto período de tempo. Elas normalmente não geram resultados positivos a longo prazo e podem impactar negativamente nossa saúde, já que grande parte do peso perdido corresponde a água e massa magra, e não a gordura corporal. Além disso, nem todos conseguem acompanhar uma dieta que limita estritamente as escolhas alimentares. Com o passar do tempo, as pessoas que colocam em prática as dietas da moda, mas não promovem a reeducação dos hábitos físicos e alimentares, acabam recuperando o peso que inicialmente perderam. Além de muitas vezes não possuírem embasamento científico, essas dietas criam expectativas irreais relacionadas à velocidade e à quantidade de peso perdida. E como consequência, podem causar deficiências nutricionais e riscos à saúde, se seguidas por um longo período.

Procure orientação profissional:

Não é recomendada a prática de qualquer tipo de dieta sem a orientação de um profissional nutricionista. O emagrecimento está diretamente associado a uma reeducação alimentar e mudanças de hábito a longo prazo.

Se o objetivo for emagrecimento, não existe fórmula mágica, é necessário fazer uma reeducação alimentar e praticar atividade física regularmente. A primeira etapa é fazer as pazes com seu corpo e estar ciente de que o padrão de beleza vendido na mídia não é verdadeiro e não condiz com a realidade. Depois, é necessário montar um plano alimentar personalizado, com o foco em uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras e carnes, gorduras boas e pobre em alimentos industrializados. Toda essa mudança de hábitos alimentares, associado ao exercício físico regular, irá trazer um resultado mais saudável e duradouro. As dietas da moda vêm e vão. A reeducação alimentar vem e fica. O Guia Alimentar para a População Brasileira é o documento oficial, criado pelo Ministério da Saúde, que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação equilibrada e saudável para a população brasileira. O Guia tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas, famílias e comunidades a conhecimentos sobre características e determinantes de uma alimentação adequada, possibilitando que ampliem a autonomia para fazer melhores escolhas para sua vida, reflitam sobre as situações cotidianas e busquem mudanças em si próprios e no ambiente onde vivem.

Confira abaixo o link para acessar o Guia Alimentar:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Related posts

×