Dieta low carb – Saiba quais são os alimentos permitidos, não indicados e os permitidos com moderação

Dieta low carb – Saiba quais são os alimentos permitidos, não indicados e os permitidos com moderação

Nossa nutricionista especialista em nutrição funcional, Dra. Valéria fala um pouco sobre os alimentos permitidos, não indicados e os permitidos com moderação na dieta low carb.

 

Alimentos permitidos:

  • Vegetais (folhosos, crus e cozidos);
  • Frutas;
  • Carnes (boi, frango, peixe e porco);
  • Ovos;
  • Queijos;
  • Azeite de oliva extravirgem, manteiga, óleo de coco, óleo de abacate, óleo de gergelim, óleo de macadâmia, óleo de baru e castanha do Pará;
  • Oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, macadâmia, castanha do Pará);
  • Sementes (chia, linhaça, girassol, gergelim, semente de abóbora);
  • Café e chás;
  • Adoçantes naturais (stevia, xilitol, eritritol).

 

Alimentos não indicados:

 

  • Açúcar de qualquer tipo, incluindo alimentos como: refrigerantes, sucos de fruta, chás industrializados, doces, sorvetes, bolos e outros alimentos panificados;
  • Cereais: farinha de trigo e alimentos como: pães, biscoitos de qualquer tipo, torradas, arroz branco, macarrão, farofa e tapioca;
  • Gorduras trans: alimentos congelados e margarina;
  • Embutidos: presunto, peito de peru, salsicha, linguiça e mortadela.

 

Dica: procurar evitar o consumo de alimentos industrializados, pois normalmente contêm uma grande concentração de carboidratos, sódio e gordura trans. Dar preferência para alimentos naturais, vegetais frescos e orgânicos.

 

 

Alimentos permitidos com moderação:

 Os alimentos a seguir podem ser consumidos de 1 a 2 vezes por dia, equilibrando com o consumo de proteínas e gorduras saudáveis:

  • Pão 100% integral;
  • Leite e iogurte (integrais ou semi desnatado);
  • Cereais e leguminosas: arroz 7 grãos, macarrão integral, milho, feijão, lentilha, grão-de-bico;
  • Tubérculos e raízes: batata inglesa, batata baroa, batata doce, inhame, mandioca, cará.

 

 

Confira a seguir dicas de petiscos low carb:

  • Azeitonas;
  • Pepino;
  • Canoura baby;
  • Tomate cereja;
  • Palmito;
  • Ovo de codorna;
  • Queijos;
  • Salame artesanal;

Quer saber mais? Entre em contato com a Dra. Valéria

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