Fio dental, como usar – Saiba a importância do hábito

Fio dental, como usar – Saiba a importância do hábito

O fio dental, é um dos métodos adicionais para retirar a placa do (s) dente (s) onde a escova dentária não consegue alcançar.

Qualquer escova de dente, independente do método de escovação usado, não remove por completo a placa que fica entre os dentes.

A remoção diária da placa dentária é crucial para melhorar a escovação dentária, visto que a maioria das doenças gengivais, ósseas, dentária tem origem nas áreas entre os dentes.

Quando o paciente apresenta destruição tecidual associada à doença periodontal, há grandes espaços abertos entre os dentes e as longas superfícies expostas.

Precisamos compreender que o objetivo da limpeza interdental é remover a placa, não desalojar os restos alimentares alojados entre os dentes. Apesar de a limpeza entre os dentes desalojar os fragmentos alimentares, para ser tratada a impacção alimentar crônica (acúmulo frequente de alimento) necessita de correção dos contatos dentários entre os mesmos e ajuste oclusal, o qual eu falarei em outro post para o blog.

Muitas ferramentas estão disponíveis para a limpeza entre os dentes. Elas devem ser recomendadas baseadas na arquitetura dentária do paciente (p. Ex. Tamanho dos espaços entre os dentes), na presença de exposição de raiz, em dentes tortos (apinhados), na presença de aparelhos ortodônticos e próteses fixas (coroas). Além disso, a facilidade de uso é uma consideração muito importante. Auxiliares comuns são o fio dental e os limpadores interdentários, como palitos de madeira ou plástico e escovas interdentais.

  • fio dental:

O fio dental é o método mais amplamente recomendado para a limpeza entre os dentes. É disponibilizado como um fio de náilon multifilamentados que é ou não-torcido, laçado ou não-laçado, encerado ou não-encerado e grosso ou fino. Há também, fios monofilamentados feitos de um material tipo teflon, que são preferidos por algumas pessoas porque são lisos e não esgarçam. Pesquisas clinicas não demonstram qualquer diferença significativa na capacidade dos vários tipos de fio dental para remover a placa dental; todos eles funcionam igualmente bem. Recomendações sobre o tipo de fio devem ser baseadas na facilidade de uso e na preferência pessoal.

Como usar o fio dental:

O fio dental deve contatar a superfície entre os dentes como se fôssemos encerar um sapato. A seguinte descrição é a principal técnica de fio:

  • iniciar com um pedaço de fio longo o suficiente para segurar rigidamente; cerca de 30 a 45 cm costumam ser eficientes. Ele deve ser envolvido ao redor dos dentes, ou ter as extremidades amarradas em um laço.
  • Estique o fio com firmeza entre o polegar e o indicador, ou entre ambos os indicadores, e passe-o com suavidade através de cada área entre os dentes (esfregando na estrutura dentária) com um firme movimento de vaivém.
  • Estando o fio sob a área de contato entre os dentes, envolva-o ao longo da superfície de um dente como se fosse abraçá-lo (encerar sapato) e deslize-o de cima para o sentido da gengiva. Mova o fio com firmeza ao longo do dente acima da área em que os dois dentes possuem um contato, e com suavidade para perto da gengiva, repetindo esse movimento para cima e para baixo por 2 a 3 vezes.
  • Continue através de toda a dentição, incluindo a superfície mais posterior do ultimo dente em cada lado da boca (cima e baixo). Quando a porção de trabalho do fio se torna suja ou começa a desfiar, muda para uma nova porção do fio.

A manipulação do fio pode ser facilitada usando-se um segurador de fio.

Estão disponíveis no mercado seguradores de fio descartáveis com o fio já colocado.

Recomendações do Dr. Leonardo:

  • Os benefícios da limpeza interproximal usando fio dental são incontestáveis;
  • Os dispositivos para uso do fio dental funcionam da mesma forma que o método tradicional;
  • O hábito de usar o fio dental é difícil de ser estabelecido.

 Na imagem um exemplo de segurador de fio

Exemplo de como efetuar a apreensão do fio dental

 

Quer saber mais? Entre em contato com Dr. Leonardo

Related posts

×