Cárie dentária: Descubra o papel do açúcar nesta doença

O Açúcar (carboidrato) é a principal causa da doença cárie quando a bactéria da cárie está presente. Entretanto, a frequência de consumo de açúcar é mais significante do que a quantidade de açúcar que você come.

Provavelmente a pior coisa que você pode fazer com os seus dentes é beber um refrigerante e tomar um gole a cada poucos minutos durante um longo período de tempo; o mesmo é verdade para petiscar. Recomenda-se que, se você quiser um lanche, refrigerante ou suco, é melhor tê-lo após a refeição, como sobremesa, ou tê-lo em uma sessão. Comer ou beber algo doce durante um longo período de tempo cria um suprimento constante de açúcar para as bactérias que causam a cárie dentária!

É importante estar ciente de quais alimentos são fontes de açúcar. Não é apenas tudo o que é doce, mas tudo o que pode transformar-se em açúcar, como pedaços de pão, arroz, batata, etc. Reduzir sua ingestão de açúcar é bom para a prevenção de cáries, bem como para sua saúde geral.

Mas e quando você não puder evitar açúcar? A melhor maneira de evitar cáries é evitar que o açúcar fique próximo dos dentes. Escovar os dentes após a ingestão de açúcar, enxaguar a boca com um enxaguatório bucal com flúor ou mastigar chiclete sem açúcar pode ajudar. No entanto, nada tem o efeito de anular o açúcar!

Existe algum tipo de alimento que evite a cárie dentária? Bem, na verdade não. Algumas pessoas acreditam que mastigar alimentos como maçãs e cenouras pode ter alguns efeitos de remoção de placa, mas eles ainda contêm algum açúcar, portanto, qualquer vantagem não é clara.

Outro grupo de alimentos que causa danos significativos à estrutura dos dentes é a comida ácida. Se estiver em contato freqüente com os dentes, alimentos como limão, uva e laranja (frutas ácidas) podem causar sérios danos irreversíveis (erosão) aos dentes.

Por isso, além de procurar seu dentista periodicamente (a cada 6 meses ou de acordo com a sua necessidade) é muito bom ter um planejamento interdisciplinar, nesse caso, um envolvimento da nutricionista para elaborar uma dieta de acordo com suas necessidades.

Gostou? Marque sua consulta com o dentista e a nutricionista