Bruxismo

Hoje irei falar sobre um problema corriqueiro, caracterizado pelo ato de ranger os dentes, e que muitas vezes a pessoa não sabe a origem do problema.

Os sintomas podem ser: dores de cabeça; dores musculares ao abrir e fechar a boca; hipertrofia muscular (aumento do músculo); e até mesmo doença periodontal (inflamação no osso que circunda o dente).

O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, muitas vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Como parte de todos os fatores já relatados acima ainda temos os problemas articulares que se dá na articulação temporomandibular (ATM), gerando então uma desordem temporomandibular (DTM).

É muito importante procurar um dentista se você tem algum desses sinais e/ou sintomas, pois, a melhor maneira é localizar a origem da dor, já que muitas vezes o local da dor difere da origem da dor, dificultando assim o diagnóstico.

Para o tratamento de bruxismo temos de seguir alguns procedimentos para então realizarmos a terapia oclusal através da placa oclusal.

A placa oclusal é um aparelho removível, geralmente confeccionado de acrílico duro, que se encaixa sobre as superfícies de todos os dentes em um arco (superior ou inferior), criando um contato oclusal precisos com os dentes do arco oposto.

As placas oclusais apresentam várias utilidades, uma das quais é fornecer temporariamente uma condição oclusal que permita que a ATM adote a posição articular mais ortopedicamente estável. Elas também podem ser usadas para proporcionar uma condição de mordida ideal que reorganize a atividade neuromuscular reflexa, o que irá reduzir a atividade muscular anormal enquanto estimula a função muscular normal. As placas oclusais também são usadas para proteger os dentes e as estruturas de suporte (osso) de forças anormais que possam criar colapso e/ou desgaste dentário.

Com a ajuda da terapia oclusal teremos uma melhora considerável no controle do bruxismo assim como em desordens temporomandibulares.

Hoje em dia, como aliado à placa oclusal nós temos a toxina botulínica a qual faz com que o músculo não se contraia, fazendo então com que não haja o bruxismo.

O acompanhamento constante com o dentista é muito importante, pois, casos de bruxismo podem ter seus picos e qualquer descuido pode acabar quebrando dentes e causando dores de cabeça.

Gostaria de saber mais? Agende sua consulta agora mesmo com o Dr. Leonardo Clique aqui.