DTM – Odontologia Curitiba

Quality Odontologia Curitiba – Bruxismo: sintomas, tratamentos e causas

ATM é a articulação que liga o crânio à mandíbula. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento desse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos é chamado de disfunção têmpora mandibular (DTM) na odontologia curitiba.

SINAIS E SINTOMAS

Existem muitos sintomas da DTM. Muitas vezes é difícil saber com certeza se você tem DTM, porque esses sintomas também podem estar presentes em outras condições. O seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico adequado analisando o seu histórico completo ou anamnese, realizando um exame clínico e por meio de radiografias adequadas.

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:

• Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca;
  • A mandíbula fica travada e/ou, sai do lugar;
  • Dor nos músculos de mastigação;
  • Dificuldade ao mastigar ou morder;
  • Inchaço do rosto;
  • Mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam).

CAUSAS

Muitas vezes, a DTM surge a partir de problemas nos músculos da mandíbula ou na própria articulação. Se sua mandíbula estiver estalando ou até mesmo travando de vez em quando,é importante consultar um dentista a fim de determinar suas causas.

COMO TRATAR A DTM?

O tratamento depende da causa e para defini-lo é necessário um exame clínico rigoroso e exames complementares, conforme cada caso, tais como: raio-x, tomografia, ressonância magnética, polissonografia, eletromiografia e exames de sangue.

Após os exames necessários, é concluído o diagnóstico e então realizado o plano de tratamento.

Embora não haja cura única para a DTM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir consideravelmente os sintomas. O seu dentista poderá:

• Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular por meio de calor ou através de medicamentos, tais como relaxantes musculares, aspirina, analgésicos ou antiinflamatórios
  • Produzir uma placa para tratar bruxismo, caso você tenha esse hábito de ranger ou apertar os dentes
  • Aplicar técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula para combater o estresse
  • Seu dentista poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais para aliviar a dor e o inchaço.

CONDIÇÕES RELACIONADAS

A ATM inclui diversos distúrbios que muitas vezes se sobrepõem. Incluindo:

• Problemas musculares que afetam o movimento da mandíbula;
  • Dor de cabeça e em torno da articulação da mandíbula;
  • Problemas dentro da própria articulação

Essa variedade de condições torna o diagnóstico e o tratamento desafiadores. Um diagnóstico preciso é essencial para o sucesso do tratamento.

Odontologia Curitiba

Quer saber mais? Entre em contato com Dr. Leonardo da Clinica Quality – Odontologia Curitiba