Adoçante Xilitol Faz Mal? O que é? Descubra

Adoçante Xilitol Faz Mal? O que é? Descubra

O xilitol é um adoçante derivado do milho e vegetais, e vem sendo amplamente utilizado pela indústria alimentícia.

Embora os fabricantes afirmem que o adoçante xilitol é natural, o produto que chega à nossa mesa passa por uma série de processos químicos, de maneira que aquilo que efetivamente sai da embalagem não é idêntico à xilose presente nos vegetais. O produto final é levemente (cerca de 5%) menos doce que o açúcar, mas contém 60% menos calorias que o outro derivado da cana de açúcar.

Além de ter uma aparência e sabor parecido com o açúcar convencional, ele possui 40% menos calorias e baixo índice glicêmico. Cada grama do adoçante contém 2,4 calorias. A mesma quantidade de açúcar fornece 4 calorias.

A sua principal vantagem para diabéticos é que ele não afeta a insulina e por ter uma quantidade reduzida de calorias e também é ideal para quem está fazendo dietas de redução de peso.

Muitas organizações de saúde promovem o uso do xilitol como uma alternativa mais saudável ao açúcar de mesa, pois além de ser menos calórico, o derivado da xilose também tem um impacto menor na glicemia sanguínea. Além de reduzir os riscos de diabetes, essa propriedade do xilitol também estaria relacionada a uma incidência menor de cáries dentárias. Quanto ao seu consumo, recomenda-se a ingestão máxima de 60g diárias (de preferência de forma espaçada, de no máximo 20g cada), doses maiores podem causar efeito laxativo.

Quer saber mais? Entre em contato com a Dra. Valéria

Related posts

×